TOPO

Planejar JF - A Planejar Consultores Associados conta com uma equipe especializada e com alta performance em tecnologia na gestão municipal.

MENU

Banco de Preços do TCEMG ajudará na economia de recursos públicos

Banco de Preços do TCEMG ajudará na economia de recursos públicos

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) apresentou, nessa quarta-feira, 29/08/2018, na Sala Ágora, uma ferramenta, intitulada de Banco de Preços, que está sendo criada para ser utilizada pela administração pública na aquisição de bens e serviços, visando maior economia dos recursos públicos. O trabalho está sendo desenvolvido pelo TCEMG, numa parceria entre Diretoria de Tecnologia da Informação e o Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência – Suricato. Na ocasião, a ferramenta foi apresentada a representantes das esferas estadual e municipal.

O presidente do TCEMG, Cláudio Terrão, iniciou a apresentação explicando que a ferramenta foi desenvolvida a partir de notas fiscais eletrônicas, encaminhadas pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-MG), de onde as informações foram transferidas para um banco de dados estruturado. Desta forma será possível ao gestor público consultar o preço de um determinado objeto antes de decidir por sua compra.

Milena de Brito Alves, diretora do Suricato, seguiu com a apresentação navegando pela interface da ferramenta e comentou que a ideia desse trabalho era aproveitar toda a informação disponível no banco de dados do Tribunal para que a consulta fosse facilmente feita pelo usuário, realizando buscas a partir de palavras-chaves. “Essa é uma ferramenta extremamente útil para comparação de preço no momento da compra, nela será possível observar se aquele produto está fugindo ou não de um padrão de economicidade”, demonstrou Milena usando um exemplo de pesquisa na ferramenta.

A diretora revelou que o grande desafio foi agrupar preços por trás de descrições desiguais. “Dentro de um limite territorial, existem produtos cuja variação de preços por região é muito grande; outros, nem tanto ”. Ela ainda explicou que o Banco de Preços está em construção. Milena acredita que após a conclusão dos trabalhos haverá uma maior exatidão nos valores da ferramenta.


Por trás do produto

A diretora de Tecnologia da Informação (TI) do TCEMG, Cristiana Siqueira, lembrou que o Banco de Preços é uma ferramenta gratuita, que estará disponível para todos e será de fácil acesso e utilização. Ela comentou que um dos grandes desafios de sua equipe foi utilizar a tecnologia para simplificar o acesso do usuário, onde, na verdade, existe muita complexidade por trás.

Um dos responsáveis pela criação da ferramenta, o analista de Sistemas Leonardo Vilela Ribeiro, comentou que “atrás de toda essa simplicidade na interface do produto a gente tem aprendizado de máquina, inteligência artificial e data mining. Hoje o banco de preços é uma solução hibrida, entre essas ferramentas, e foi processado dentro de uma plataforma que a Google disponibilizou. Esse resultado é fruto de dois anos de trabalho da DTI que conversou com entidades públicas e estudou o banco de preços da iniciativa privada, para tentar encontrar a tecnologia viável em que pudessem investir”, informou Leonardo.

A previsão é que a ferramenta esteja pronta para lançamento na segunda quinzena de outubro. Participaram da reunião os conselheiros José Alves Viana, Gilberto Diniz e Durval Ângelo; representantes dos gabinetes dos conselheiros Mauri Torres, Sebastião Helvecio e Wanderley Ávila; o chefe de gabinete da Presidência do TCEMG, Cristiano Alkmim; a chefe de gabinete do Conselheiro-Presidente Cláudio Terrão, Rachel Campos Pereira de Carvalho; o superintendente de Controle Externo do TCEMG, Henrique Kleinsorge; o coordenador do Suricato, Roberto Miranda Colares Júnior, representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais – SEPLAG e das prefeituras das cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim e Sabará.

Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Fonte: TCEMG

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter