TOPO

Planejar JF - A Planejar Consultores Associados conta com uma equipe especializada e com alta performance em tecnologia na gestão municipal.

MENU

Jurisdicionado pode acompanhar índices de gestão apurados pelo TCE

Jurisdicionado pode acompanhar índices de gestão apurados pelo TCE

Para auxiliar na melhoria da gestão pública dos municípios mineiros, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) disponibilizou ao jurisdicionado no dia 2 de julho de 2019 a consulta do cumprimento dos índices constitucionais e legais de sua gestão apurados pelo TCE nos dois bimestres de 2019. A apuração é feita com os dados enviados pelos próprios gestores. Os relatórios já estão disponíveis e têm como objetivo “orientar os prefeitos sobre o acompanhamento de seus índices, de forma concomitante, dentro do exercício, ou seja, no prazo de possíveis ajustes”, explica a analista de controle externo do TCE, Natália Ferreira. Cidadão e gestor podem ter acesso a esses números.

Como verificar

Para acessar é muito simples. Acesse o endereço https://fiscalizandocomtce.tce.mg.gov.br/#/inicio. Selecione o município ou Estado (MG) e o ano em que você deseja visualizar informações a respeito. Clique no ícone da lupa, à direita da opção “ano”. Será aberta uma página com as principais informações de receita e despesa daquele ano. No menu à esquerda, clique em “Demonstrativos Fiscais LRF Consulta”. Em seguida, selecione “Relatórios da Gestão Fiscal” e em seguida “Despesa Total com Pessoal por Poder” para ter acesso a “Despesa Total com Pessoal do Município"(Executivo + Legislativo).

Para visualizar a Receita do ensino, da saúde e consultar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), vá na aba “RREO”, que significa “Relatório Resumido da Execução Orçamentária”. Lá, o cidadão ou jurisdicionado terá acesso ao demonstrativo das receitas e despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino, com as ações e serviços públicos de saúde e a Receita do Fundeb (veja imagem abaixo).

 

Jurisdicionado pode acompanhar índices de gestão apurados pelo TCE

 

Acesso pelo Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom)

O jurisdicionado pode acessar essas mesmas informações dentro da área do jurisdicionado no portal do Sicom pelo endereço https://portalsicom1.tce.mg.gov.br/. Para isso, o gestor deve fazer o login no sistema e acessar a aba “Relatórios PCA”. Em “Relatórios PCA”, acesse o índice desejado indicando o exercício e o bimestre equivalente (veja imagem abaixo).

Jurisdicionado pode acompanhar índices de gestão apurados pelo TCE

Por Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Fonte: Portal do TCEMG

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter