TOPO

Planejar JF - A Planejar Consultores Associados conta com uma equipe especializada e com alta performance em tecnologia na gestão municipal.

MENU

Márcia Mendes representa a Planejar na oficina sobre a gestão de consórcios intermunicipais

Márcia Mendes representa a Planejar na oficina sobre a gestão de consórcios intermunicipais

Mais de 90 representantes de consórcios das diferentes regiões de Minas Gerais estiveram reunidos na Associação Mineira de Municípios (AMM), nesta terça-feira (29 de agosto), para discutir temas como: “Regime de contratação dos consórcios, estruturação do quadro de pessoal, alterações na legislação e contabilização dos consórcios públicos, conforme a IPC 10 do Tesouro Nacional”.

O evento foi organizado pela Associação Mineira de Consórcios Intermunicipais (Amicis) em parceria com a AMM. De acordo com a diretora da Amicis Mônica Loureiro Pessoa, organizadora do evento, o evento teve como objetivo a troca de informações entre os representantes dos consórcios das diferentes regiões de Minas Gerais.

“Essa foi a primeira oficina da Amicis e a gente atingiu o objetivo, que era trazer os secretários para fortalecer os elos. À medida que a gente se une, cresce, aprende um com o outro. Antes, a gente pensava que eles atendiam aos pequenos municípios. Hoje, temos certeza que eles são importante ferramenta para os grandes municípios também. A gente consegue trabalhar em tantos setores, que ficamos felizes em ter essa ferramenta para ajudar os municípios”, afirma Mônica.

O secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio São Francisco (CIS MESF), Fábio Muniz da Silva, conta que a oficina foi importante para apresentar as principais questões que envolvem as áreas contábil e jurídica dos consórcios. “Esse evento vem padronizar os consórcios com os órgãos reguladores, como o Ministério Público, o Tribunal de Contas, e suas principais ferramentas, como Sicon e Siaf, para que, daqui para frente, principalmente, a partir do ano que vem, quando todos os consórcios serão convertidos em públicos, possam trabalhar de forma padronizada.”

Seminário 

Minas Gerais é considerada como referência quando o assunto é gestão consorciada. E a capital mineira será sede, nos dias 17 e 18 de outubro de 2017, do “4° Congresso Nacional dos Consórcios Intermunicipais do Brasil”, promovido pela Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais do Brasil (Conaci-Br), em parceria com a AMM.

O Prefeito de Mar de Espanha, membro do Conselho Fiscal da AMM e presidente do Conaci-Br, Welington Marcos Rodrigues, representou Minas Gerais no 4º Congresso Pernambucano de Municípios, de 25 a 27 de julho de 2017, em Olinda (PE), e enfatiza a importância da participação de todos os consórcios neste evento.

Saiba mais no canal da AMMTV.

Fonte: Portal AMM

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter